Tenho um negócio físico, posso ser uma Empreendedora Digital?

Posted on Posted in Digital, mulheres empreendedoras

Claro que sim! mesmo que você não esteja formalmente usando os recursos da Internet para alavancar seu negócio, ou não tenha uma loja virtual, você já faz parte desse universo e a maior prova disso é o fato das pessoas comentarem e indicarem seu negócio, interagirem com você nas redes sociais.

Ser uma empreendedora digital é utilizar a Internet para alavancar seus negócios sejam eles Físicos ou Digitais.

 

 

 

Onde começar?

Hoje, na Internet, há inúmeras formas de transformar seu negócio físico em digital, você pode criar um site da sua empresa e/ou atuar nas redes sociais. Claro que, ter um site agrega credibilidade e valor à sua marca, no entanto, isso não é regra, há muitas empreendedoras que estão apostando inicialmente no Facebook e depois optam por criar o site.

Se você não tem condições para contratar um web-designer mas dispõem de tempo, sugiro que você mesma crie seu site, no entanto se tempo e dinheiro forem seus problemas, a dica é comece por uma Fanpage do Facebook.

 Você deve criar uma fanpage do seu negócio e preencher todas as informações da sua página, procure colocar telefone, endereço, horário de atendimento, etc. Capriche na capa e na subcapa, dedique um tempinho para cria-la.

Observação: Não crie uma página de perfil no Facebook para divulgar seu negócio, pois além de haver limitações de usuários, essa ação viola os Termos do Facebook. Então, crie uma Fanpage!

O que Postar?

Depois de criar a sua Fanpage é hora de pensar no conteúdo, procure usar e abusar de imagens com tons fortes, que chamem a atenção, além disso escreva frases relacionadas ao seu seguimento e não a produtos, procure comentar, dar dicas uteis para as pessoas que curtiram o seu negócio, pesquise opiniões, por exemplo:

 Qual produto vocês gostariam de ver em oferta esse mês?  

 

 

 

8 Dicas para atrair clientes da Internet para o estabelecimento físico?

ladiesshoppingusing-ipad

Depois que você definiu como será sua interação com as pessoas na Fanpage é o momento de utilizar estratégias para o seu negócio ganhar visibilidade na Internet e atrair clientes para o estabelecimento físico, para isso atente nas seguintes dicas:

1. Divulgue sua Fanpage no estabelecimento físico: Coloque o endereço da Fanpage no seu cartão de visita, nas embalagens e em banners.

2. Priorize quem segue você na Fanpage: incentive os seus clientes a acompanhar as novidades da sua Fanpage.  Disponibilize brindes, descontos, sorteios para direcionar e incentivar as pessoas a retirá-los na loja física.

3. Crie Kits promocionais: nas épocas de comemorações essa é uma excelente ideia, você pode elaborar sugestões de presentes com vários produtos com preços acessíveis ou disponibilizar vale descontos para serem resgatados na sua loja. Detalhe: isso é válido para qualquer negócio.

4. Lembre-se das pessoas: no aniversário dos seus clientes parabenize-os na rede social, não há nada mais legal do que ser lembrado em público.

5. Seja humana: as vezes as pessoas esquecem que estão nas redes sociais e agem como empresas e corporações, essa atitude, além de não combinar com a Internet, afasta seus clientes.

6. O dia D: você pode criar um dia fixo na semana com a sua Black Friday, não é necessário ser sexta-feira, basta você disponibilizar descontos realmente bons.

7. Primeiro Compra: para todos os clientes que curtirem a sua Fanpage e forem efetuar a sua primeira compra, disponibilize um bônus desconto ou dê uma amostra grátis, ou um brinde, ou inove, disponibilize um vale café, no qual a pessoa vai no seu estabelecimento físico conhece a loja e toma um agradável “coffee”.

8. Impulsione: há uma ação no Facebook chamada de impulsionar, sempre quando postamos alguma imagem ou texto, aparece o botão impulsionar, use esse recurso pois você pode promove seu negócio para seus fãs e para os amigos dos fãs, gastando muito pouco.

Mesmo que seu negócio não esteja totalmente estruturado na Internet assim como as lojas virtuais, você pode transformar o seu empreendimento em um modelo de negócio online e ser uma empreendedora digital gastando muito pouco, pois você apenas precisa ter acesso à Internet, um computador, vontade e determinação!

 Por: Tatiana Oliveira

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *