Existem dois tipos de crise: Crise Financeira Pessoal e a Crise Financeira Econômico/Política de um país.

Esta última é mais fácil de gerenciar uma vez que ela é anunciada. Os meios de comunicação noticiam a expectativa de uma nova crise, e dessa forma podemos nos preparar melhor.

Já a Crise Financeira Pessoal poderá acontecer no caso de uma separação, um filho não planejado, uma doença em família, uma morte, um sócio te passar para trás, e tantos outros exemplos que já passamos ou vimos uma amiga vivenciar.

A Crise Financeira Pessoal vem de repente, ela não avisa e para isso precisamos estar preparadas. Poucas são as mulheres que cuidam de suas finanças e possuem reservas.

Nós só somos independentes financeiramente quando temos uma reserva X que possa nos sustentar por um período de tempo sem trabalhar.  Imagina um dos exemplos acima acontecer com você! Se você não estiver preparada com certeza entrará em crise financeira.

Algumas dicas para evitar uma Crise Financeira Pessoal:

Começamos pelo básico: baixar do google uma planilha financeira bem simples. Devemos lançar tudo nela desde o cafezinho com a amiga até a conta da luz. Observação importante: não podemos boicotar a nossa planilha! Precisamos lançar tudo direitinho sem mentir para nós mesmas.

A planilha ajuda na visualização real do dinheiro, conseguimos ver de forma clara para onde o dinheiro está indo e perceber em qual setor poderemos economizar mais.

Planilha vicia, mas tem uma outra coisa tão gostosa quanto que aos poucos poderá se tornar um vício: economizar!

Precisamos aprender a economizar parte do que ganhamos. E tem que ser prática: receber o $$ e já separar, pois se você deixar junto com o resto do dinheiro… daqui a pouco vai ver um vestido lindo, um novo acessório ou um livro superinteressante e vai acabar gastando.

Próximo passo é investir as economias. Não podemos deixar dinheiro parado, o dinheiro precisa trabalhar e já adianto: poupança não é investimento! Ele rende apenas 0,5% + TR, e como não acompanha a taxa de juros você acabará perdendo dinheiro.

Existem vários investimentos

Posso citar os CDBs pós fixados para acompanhar os juros, LCI e LCA (estes não possuem IR)… Os investimentos dependem do seu perfil de investidora. Converse sempre com pessoas que entendam do assunto e pesquise. Leia muito sobre investimentos, desconfie daqueles com rentabilidade extraordinária e vamos parar com o estigma que mulher não entende números.

Entendemos de números sim! Podemos entender e aprender qualquer coisa, principalmente  como sermos independentes financeiramente e estarmos preparadas caso tenhamos que passar por alguma crise.

aldrey-avatar

   Aldrey Zago Menezes

Co-founder e responsável pelo setor operacional da AZM assessoria em câmbio. Pós graduada em Direitos Difusos e coletivos. Triatleta. Adora treinar, viajar, ler, comer e novos desafios. Colunista da Emdime e Negócio Feminino.

facebooksite

f

One thought on “O que é crise financeira pessoal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *