Mudança de carreira: de Advogada à empreendedora digital

Posted on Posted in Empreendedorismo Feminino, Entrevista, Experiência Digital, mulheres empreendedoras

Mudança de carreira: Advogada investe em loja virtual de brinquedos educativos.

Essa entrevista é com a empresária , Karla Guimaraes Salles Oliveira, idealizadora e fundadora da Loja Ser Mãe.  Na entrevista, ela comenta conosco a difícil decisão de mudar de carreira, Karla atuava como advogada e decidiu recomeçar, tendo como principal inspiração e motivação para esse novo caminho a convivência com seu filho. Ela comenta dicas ótimas para quem deseja empreender na Internet.


tatiana-oliveira-entrevista

Karla, conte para nós como você decidiu trabalhar com brinquedos educativos para crianças e como foi a criação da loja virtual Ser Mãe?

 

A decisão de trabalhar com brinquedos educativos não foi muito fácil, mas foi fundamental na minha vida, em 2014.karla-ser-mãe

Aconteceu quando eu estava numa fase de mudança de carreira. Eu sabia que não queria mais ser advogada, mas não sabia o que eu queria. O que me dava prazer era ficar com meu filho em casa, acompanhando seu crescimento. O momento de brincadeira com ele é sempre prazeroso, pois percebo o desenvolvimento dele, dia a dia.

Depois que meu filho nasceu, fiquei mais curiosa sobre os métodos de aprendizagem escolar infantil e desenvolvimento infantil.  Através da internet conheci o método Montessori, Waldorf, entre outros, que tem na sua essência a valorização da criança, proporcionando o aprendizado pela descoberta das coisas de um modo geral. Fiquei encantada!

Após essa pesquisa, escolhi que desenvolveria um trabalho direcionado para o público infantil, através de e-commerce de brinquedos educativos, por acreditar tratar-se de um diferencial e por ter diversas maneiras de comunicação com as mães que acreditam, assim como eu, na importância de valorizar os momentos de interação com os filhos.

Já a criação da loja virtual foi mais fácil. Fiz pesquisas em diversas plataformas e, além disso, busquei um curso de e-commerce na minha cidade e fiz um curso de organização de ideias – que é muito importante – e dei o “pontapé” inicial, colocando o site no ar em outubro de 2015.

tatiana-oliveira-entrevista

 

Atualmente, nossas crianças crescem utilizando celulares e tabletes como principal meio de diversão, a Ser Mãe é o oposto a isto, o que você pensou quando optou por esse seguimento?

 

karla-ser-mãeA Ser Mãe selecionou o seu público infantil alvo de 6 meses a 6 anos de idade, abrangendo a primeira infância (de 0 a 3 anos) e a infância (de 3 a 6 anos). Essa fase é muito importante para as crianças, por ser a fase de desenvolvimento motor, de padrões de comportamento e de desenvolvimento psicológico.

Portanto, quando optei por este segmento de brinquedos educativos, o objetivo foi o de facilitar o acesso de outras mães a produtos que vão auxiliar seus filhos na fase de desenvolvimento, e não apenas na diversão ou distração momentânea.

tatiana-oliveira-entrevista

 

Hoje em dia, as crianças estão expostas a tecnologia cada vez mais cedo, esse é um assunto polêmico que gera discussão entre os pais, na sua opinião, qual a idade certa para as crianças terem acesso a isto e como a Ser Mãe auxilia os pais nessa questão?

 

karla-ser-mãeAcredito que não há idade certa ou errada. A tecnologia, como tablets, computadores, celulares, é uma realidade e não se pode negar. É preciso fazer um bom uso da tecnologia, sem exageros, a nosso favor. Utilize os equipamentos eletrônicos para auxiliar a comunicação entre você e seu filho enquanto brincam juntos, mas não faça deles o instrumento principal entre vocês, sendo apenas mais uma maneira de interagir.

Cabe aos pais mensurarem o tipo de tecnologia e a quantidade de tempo que seus filhos estarão expostos a ela.

Sou a favor de que seja respeitado o limite de cada criança que demonstrar curiosidade em cada tipo de tecnologia. A curiosidade faz parte do desenvolvimento da criança e deve ser incentivada pelos pais. 

Procure ficar próximo a ele(a) quando estiver com o equipamento eletrônico, baixe aplicativos direcionados para a idade do seu filho e coloque o volume alto, para você possa ouvir o que ele(a) está assistindo. É fundamental, também, controlar o tempo de uso do equipamento eletrônico.

A tecnologia faz parte do mundo deles, assim como os brinquedos educativos, como brincadeiras ao ar livre e brincadeiras em família. A criança precisa mesmo é de pais presentes.  O maior presente que você pode dar ao seu filho é o seu tempo, o seu amor e o seu interesse.

tatiana-oliveira-entrevista

 

Karla, como está sendo a sua experiência em gerenciar uma loja virtual, quais estão sendo seus desafios?

karla-ser-mãeÉ uma experiência única e gratificante, porque traz novos conhecimentos e consigo vivenciar passo a passo o meu progresso como empreendedora.

Os desafios são diversos. É preciso fazer de tudo um pouco, como a parte de marketing, administração, contabilidade, design, direito, etc.

Se tiver dificuldade, procure ajuda. Procure um profissional da área que está tendo dificuldade. Muitas vezes não vale a pena ficar “quebrando cabeça” em uma situação que você não desenvolve muito bem. Saiba delegar a atividade para o profissional, dessa maneira você estará economizando seu tempo. Com uma boa organização de tarefas e do tempo, as obrigações diárias vão sendo cumpridas.

 

tatiana-oliveira-entrevista

O relacionamento é o principal ingrediente para o sucesso de qualquer negócio, como está sendo a sua interação com as mães, o que elas dizem?

 

karla-ser-mãeA interação, na minha pagina no Facebook, está crescendo dia a dia. Observo pessoas curtindo, comentando e compartilhando os posts, tanto de conteúdo, como de imagem.

Boa parte das pessoas curte o mix de produtos de brinquedos educativos da Loja Ser Mãe. São produtos de qualidade e produzidos especialmente para auxiliar o desenvolvimento motor, habilidades manuais, concentração, percepção visual, além de estimula os sentidos de textura, peso, tamanho, dentre outros benefícios, como a valorização do bem estar e do convívio familiar.

tatiana-oliveira-entrevista

 

Quais são seus planos para 2016, como você planeja expandir a Ser Mãe?

 

 

karla-ser-mãeEspero fazer com que a Loja Ser Mãe fique mais conhecida no mercado digital. Que a Loja Ser Mãe seja uma referência para os pais, tios, avôs, padrinhos, enfim, que todos pensem na Loja Ser Mãe, quando pensarem em presentear seus filhos, sobrinhos, afilhados, ou qualquer criança com brinquedos educativos.

 

tatiana-oliveira-entrevista

 

Karla, muito obrigada por participar dessa entrevista. Para concluirmos, que mensagem você deixa para todas as mulheres que estão iniciando no mercado digital?

 

karla-ser-mãeMinha sugestão é para que se informem e pesquisem muito sobre o ramo em que desejam atuar. Não pare de estudar. Conhecimento é sempre bem vindo! Peça ajuda quando precisar e saiba delegar. Não conseguimos fazer nada sozinhas!

Iniciem seu projeto com o que você tem hoje. Que seja com um único produto, mas comece. Dê o primeiro passo, com ética e serenidade, para seu projeto sair do papel e ir para o mundo real.

No mundo real você irá enfrentar diversos desafios. Vai errar, vai acertar. É um aprendizado constante. Mas só quem passa por isso, são as pessoas corajosas que conseguem tirar suas ideias do papel e colocá-las em práticas. Confie em você!!!

Não espere chegar à perfeição com o seu projeto, porque esse dia nunca chegará, rsrsrs. É verdade !!!

Para o seu negocio chegar ao estágio de perfeição, você precisa testá-lo. Então, mãos a obra! Boa sorte!

 

sermae

 

 

 

f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *