Minhas habilidades podem se tornar um Negócio Digital?

Posted on Posted in Digital

Você já sabe quais são suas habilidades e o que mais gosta de fazer, mas e agora? Como transforma-las em um negócio digital?

Muitas de nós achamos que empreender na Internet está apenas relacionado com a criação de e-commerce (lojas virtuais) ou representação de franquias, no entanto meninas, o conceito de Negócio Digital é muito mais amplo que isso, podemos dizer que:

Negócios digitais são todos aqueles que utilizam a Internet como um meio para gerar receitas e/ou alcançar potenciais clientes.

Seguindo nessa linha, quaisquer que sejam suas habilidades poderão ser facilmente transformadas em um negócio digital. Você apenas necessita de alguns elementos básicos:

  • Acesso à Internet
  • Um site;
  • Serviços ou produtos que as pessoas desejam;
  • Informação e conteúdo relevante;
  • Divulgação e Lançamento;
  • Paciência;
  • Foco e determinação;

Parece simples, e na verdade é! Desde que, você transforme suas habilidades em produtos e serviços que tenham demanda. O que, se pensarmos um pouco, não é algo complicado, o Brasil conta com, mais ou menos, 87 milhões de internautas ativos (Fonte IBOPE), procurando pelos mais diversos serviços e produtos, através da Internet as pessoas:

Estudam, fazem cursos, aprendem idiomas, pintura, fazem aulas de dança, criam filmes e séries, fazem dietas, consultam especialistas dos mais diversos ramos, vendem e compram produtos, fazem aulas de fotografia, aprendem a cozinhar, a fazer artesanato, a jogar xadrez, a se relacionar e até mesmo casam, enfim, a Internet potencializou que tudo fosse acessível a todos, respeitando culturas e desejos individuais, logo, se você tem uma habilidade, com certeza alguém está esperando que você comece já, a transformá-la em um negócio!

Vejamos algumas situações, imagine que sua principal habilidade seja a Linguística, e entre as coisas que você mais gosta de fazer, uma delas é estudar inglês, você possui facilidade com idiomas.

Você pode criar um site que disponibilize dicas e materiais relevantes que possam ajudar pessoas que desejam ou aprender inglês ou aprender a estudar inglês, e oferecer serviços de professora particular, no qual, você ministrar aulas via Skype ou presencial, caso seu interesse seja apenas local. Nesse caso, você está vendendo e divulgando serviços de professora particular, utilizando a Internet como principal recurso.

Ou ainda, se sua habilidade for Motora, e o que você mais gosta de fazer é dançar, você pode criar um site com o objetivo de ensinar danças para pessoas que desejam emagrecer e gravar vídeos-aulas para posta-las no Youtube oferecendo serviços de personal dancing a domicilio ou um curso com 10 vídeo-aulas, que ensine e ajude as pessoas a perderem peso dançando, com apenas 20 minutos diários.

No entanto, há casos em que você pode utilizar a Internet apenas para atrair clientes para um estabelecimento físico, criando cupons promocionais e brindes exclusivos para aquelas pessoas que se cadastrarem na newsletter do seu site, possam retirá-los na sua empresa física.

Com isso, inicia-se um relacionamento personalizado, à medida que, você possui o e-mail do cliente e incentiva-o a conhecer a sua empresa, através de ofertas e brindes. Essas ações,  normalmente observadas no Facebook.

 Meninas, com o todo esse potencial da Internet, aliado com a diversidade de pessoas procurando pelos mais variados produtos e serviços, a mensagem que fica desse artigo é que nossas habilidades podem e devem se tornar um negócio digital. 

Só que, para isso, é importante termos paciência, foco e determinação, pois, independente de todas as vantagens que a Internet oferece, sempre teremos que a aprender e reaprender o nosso negócio, mas desistir nunca!

f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *