Mês passado conversamos um pouco sobre como criar um MVP com poucos recursos e muita imaginação para os produtos da sua empresa, lembram? Agora que vocês já estão com uma empresa bem estruturada, um protótipo (e produtos) validados e prontos para serem vendidos, está na hora de conseguir clientes, muitos clientes!

Porém, conseguir clientes as vezes é mais difícil do que parece pois, com o mercado global cada vez mais competitivo, sua empresa tem que atrair os olhos do freguês de forma criativa e convincente.

A internet, nesse ponto, apresenta um importante instrumento de comunicação direta entre sua empresa e seu público alvo, mas também facilita comparações de preços e serviços entre você e seus concorrentes.  Quem ganha com isso é, obviamente, o consumidor que possui uma rede quase infinita de pesquisa para tomar uma decisão mais informada sobre suas compras.

Mas como usar a internet a meu favor então?

Como conquistar clientes e transformá-los e admiradores?

Juntamos 5 dicas superimportantes para você começar a usar a internet a seu favor:

  • Tenha uma presença coerente na internet: mesmo que você tenha uma loja ou escritório físico, você precisa de uma presença coerente e bem alinhada na internet para que seus futuros clientes possam te encontrar. Não adianta criar uma página na internet e deixa-la desatualizada por muito tempo, ou criar apenas uma página em alguma rede social que limita o acesso apenas para os assinantes. É importante também usar a mesma linguagem visual em todas as páginas da empresa para consolidar sua marca e criar uma confiança do cliente. Caso você ainda não tenha uma marca e um logo, consulte um profissional de marketing e/ou designer para te ajudar a desenvolver a melhor imagem para sua empresa.
  • Siga a regra dos 80/20: Criar conteúdo na internet é a forma mais rápida e barata de conseguir promover sua empresa. Para isso, siga a regrinha básica: 80% de conteúdo e 20% de propaganda. Ninguém gosta de receber propaganda o tempo todo em sua caixa de e-mail, não é mesmo? Criando conteúdos interessantes e diferentes, você mantém seu público engajado e aumenta as chances da propaganda orgânica, ou seja, mais pessoas irão comentar e compartilhar suas postagens, aumentando o número de pessoas que ficarão sabendo da sua empresa sem você ter que gastar dinheiro com propagandas. Crie um blog, instagram, facebook, printrest, etc. As opções são inúmeras, mas lembre-se de manter sempre atualizado!
  • Faça parcerias com mídias já consolidadas: para quem está começando, essa estratégia é muito útil para aumentar a confiabilidade dos clientes em seu negócio. Como ainda não existe muita informação sobre você na internet, algumas pessoas se sentem desconfortáveis em comprar serviços e produtos de empresas desconhecidas. Uma alternativa é contratar posts patrocinados em blogs e revistas bem conhecidas no ramo de atuação do seu negócio. Um outro jeito fácil (e mais caro) é contratar uma assessoria de imprensa que fará a comunicação entre você e esses veículos de informação (jornais, revistas, portais, etc), fazendo com que sua empresa fique mais conhecida, diminuindo a desconfiança do seu público alvo.
  • Acompanhe o desempenho do seu site: hoje em dia existem ferramentas super avançadas para você analisar o tráfego de pessoas no seu site, Facebook, anúncios, etc. Entender como essas ferramentas funcionam e tirar maior proveito das informações fornecidas por elas é essencial para entender quem é seu público e o que ele espera de você. Com essas ferramentas você consegue descobrir o que as pessoas estavam procurando ao encontrarem sua página, quais as informações buscadas sobre sua empresa, quanto tempo elas passaram no seu site, etc. Com isso você pode pensar em uma estratégia de marketing mais direcionada e resolver pequenos problemas que estejam dificultando o contato do seu cliente com sua empresa.
  • Dedique-se aos seus clientes: parece óbvio, mas nem sempre os empreendedores dão a devida atenção aos seus clientes, especialmente com tanta coisa para fazer! Responder com rapidez e simpatia até mesmo as perguntas mais inconvenientes, se esforçar para resolver um problema apresentado pelo consumidor, oferecer descontos especiais, etc. Faça seu cliente se sentir especial, melhor ainda, um amigo, afinal ele é que vai ajudar sua empresa a crescer.

Seguindo essas 5 dicas, as chances de sua empresa crescer na internet aumentam consideravelmente, possibilitando que cada vez mais pessoas (e clientes em potencial) encontrem sua empresa e contratem seus serviços. Muita coisa né?

No próximo mês falaremos mais sobre uma outra coisa essencial para a sobrevivência da sua recém-criada empresa: as finanças! Estão preparados?

    Agnes Helena

Mestra em Arquitetura e Urbanismo graduada pela FAU USP com especialização em restauração e requalificação urbana. Após alguns anos atuando na construção civil com projeto e gerenciamento de reformas comerciais e residenciais, reuniu os conhecimentos acumulados na área e resolveu se aventurar no empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio com foco em sustentabilidade e decoração. Atualmente é proprietária da loja virtual Agnolias, dedicada a desenvolver móveis e artigos de decoração feitos com matéria-prima reciclada, posicionando-se no mercado como uma alternativa ecológica e descontraída na esfera da decoração e design de interiores.

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