Franquia: Pode Ser Interessante, Mas Observar Alguns Detalhes Faz Toda A Diferença!

Posted on Posted in Empreendedorismo Feminino, mulheres empreendedoras, Negócios, Sem categoria

Olá, este meu primeiro post, e vou escrever para você que tem o sonho de empreender. Digo sonho, porque empreender não pode ser uma necessidade, tem que haver um desejo grande de ser dono do próprio negócio, pois exige muita dedicação e persistência, principalmente, aqui no Brasil.

E o assunto é franquia, tive uma em 2011, e me trouxe muitas experiências, algumas boas e outras nem tanto.

A opção pelo modelo de negócio de franquia traz a impressão de mais segurança, mas será que isso é a regra? Posso te responder que não.

Existem empresas que transformam seu know how em modelo de negócio, mas nem sempre estão preparadas para um crescimento ordenado, e aí é que começam os  problemas: falta de atenção com franqueados, de planejamento de marketing e,principalmente, descontrole das unidades franqueadas.

Não sou uma profissional do direito, mas como vivencie esta experiência, posso deixar algumas dicas: Antes de tomar uma decisão de compra, se possível, verifique estes itens:

  1. Se a franqueadora tem valores e uma missão que se identifique com a sua;
  2. Se a atividade do negócio será algo que te dará prazer, já que terá que conviver com ela diariamente;
  3. Certifique-se de que a Franqueadora é associada da ABF – Associação Brasileira de Franchising;
  4. Como será seu horário de trabalho, pois existem negócios que demandam a presença do proprietário em finais de semana, feriado, etc.;
  5. Quais as taxas de franquia cobradas mensalmente, porque dependendo da avaliação, você poderá constatar que seu lucro líquido não é o desejado;
  6. Converse com outros franqueados;
  7. Lembre-se que quando você compra uma franquia, normalmente, quem procura o ponto é o franqueado (mas o franqueador tem que aprovar), então saiba que terá que procurar um imóvel para locação;
  8. Avalie os números do negócio, peça apresentação de balanços, faturamento e projeções de crescimento para a empresa;
  9.  Visite algumas unidades pessoalmente;
  10.  Avalie seu potencial financeiro, já que, como qualquer outro negócio, existe um tempo de maturação e o tempo de retorno do seu investimento pode girar em torno de 48 meses.

É imprescindível que seja contratado um advogado para avaliar os contratos e todos os assuntos jurídicos que envolvam o negócio, já que a legislação de franquias no Brasil é bem restrita, e os contratos normalmente são por adesão*. Por fim, tomando todas as precauções necessárias se pode fazer uma boa escolha, que lhe trará satisfação profissional e pessoal.

Boa sorte e sucesso!

>

>

*É o contrato redigido somente pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou modificar  substancialmente seu conteúdo. Para estes contratos, a Lei determina que as cláusulas que limitam o direito do consumidor sejam redigidas com destaque.É importante saber que o consumidor terá direito a revisão de cláusulas deste contrato, se lhe causarem onerosidade excessiva.

(artigo 6°, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor)

 Fonte: Procon – SP.

Links úteis:

www.sebrae.com.br

www.abf.com.br

Desempenho Franchising 2015 – Fonte: ABF

.

katia-avatar

 Kátia Cavalcanti

Secretária Executiva, com 18 anos de experiência, associada Sinsesp (Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo).
Na minha trajetória profissional passei por pequenas e médias empresas, e sempre tive o desejo de empreender e em 2011 realizei este sonho, e tive uma academia feminina por 02 anos.
Atualmente estou à frente da Greek Assessoria Executiva, empresa que presta serviços de Secretariado, Assessoria Executiva e Pessoal e Apoio Administrativo, para empreendedores de primeira viagem, profissionais liberais, empresas de pequeno e médio porte.

sitefacebook

f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *