Experiência Digital Decorachados: Não desista!

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 Essa semana a Experiência Digital é com as meninas da Decorachado Design, elas  compartilharam conosco dicas maravilhosas sobre como economizar na hora de divulgar o nosso negócio. Muito obrigada meninas, foi um imenso prazer conhecer a história de vocês!

 

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Isa-e-Virginea

“Não é fácil mas é extremamente prazeroso trabalhar e desenvolver o seu próprio negócio”

Segmento: Produtos artesanais de decoração.

Negócio: Decorachados Design (Facebook e Loja)

Estilo de Trabalho: Home Office

Qual é o seu Nome, Cidade e Estado?

Virginia Carvalho Pessoa de Mendonça e Isabella Rodrigues Manhães – São Paulo/SP

Qual é seu negócio ou Projeto?

Temos uma loja virtual onde vendemos produtos artesanais de decoração.  

Quais foram os principais desafios enfrentados e como você consegue conciliar o trabalho e a vida pessoal?

O principal desafio ainda é conseguir ser visto, visitado, conhecido em um mercado tão competitivo como é o mercado de lojas online. Muitas vezes nos perguntamos o que podemos fazer para que as pessoas venham até a nossa loja. Agora estamos começando a participar de feiras e bazares na cidade de SP – esta é uma forma bacana de networking e de divulgação do nosso trabalho. Além da loja, eu tenho o meu trabalho “tradicional” – sendo assim, é muito complicado dividir o meu tempo entre a loja (o trabalho de divulgação e manutenção da fanpage é minha responsabilidade), trabalho “tradicional” e vida pessoal. Sabíamos que teríamos que trabalhar duro para sermos donas do nosso próprio negócio e hoje a loja tornou-se uma extensão da minha vida pessoal: as viagens de fim de semana foram deixadas de lado pois muitas vezes é no final de semana que confeccionamos, pintamos e criamos muitas de nossas peças.Eu espero que daqui mais alguns anos, eu consiga fazer melhor esta separação entre vida pessoal e trabalho pois ela é necessária.

Quais experiências positivas você obteve com a Internet que ajudaram você a melhorar seu negócio?

Quando criamos a nossa loja virtual dentro do portal do Elo7, o nosso maior desafio era fazer com que as pessoas nos conhecessem, ou seja, precisávamos ser vistas. O Portal, por si só, já é um atrativo porém existem inúmeras lojas concorrendo conosco dentro do mesmo Portal. Por isso, optamos por criar uma fanpage no Facebook. Ao criarmos passamos a divulgá-la para nossos amigos dentro das nossas páginas pessoais. Porém o retorno foi muito baixo em termos de curtidas – em 01 ano de loja e de fanpage tínhamos apenas 115, 120 curtidas. Em agosto deste ano minha sócia começou a fazer um curso de mídias sociais no Senac e decidimos dedicar mais tempo à nossa página. Li vários artigos e depoimentos na Internet e achei que a melhor opção, sem precisar investir dinheiro, era procurar por grupos com assuntos afins – tais grupos possuem mais de 10.000 membros e achamos que seríamos uma excelente oportunidade. Focamos em 4 grupos principais e toda vez que publicávamos uma dica bacana ou um assunto relativo a decoração (tendências, cores, sugestões) compartilhávamos com estes grupos. Assim a nossa página passou a ser mais frequentada e em questão de 3 meses aumentamos o número de curtidas para 2.020. Alguém gosta do que escrevemos, compartilha em sua página pessoal e assim o número de visitantes vai se expandindo. Isso, definitivamente, fez com que o principal objetivo, de maior visibilidade, fosse atingido. Atualmente ainda precisamos aprender a reverter esse número de fãs e curtidas em vendas. Como em tais grupos não é permitido fazer propagandas diretas de produtos, quando publicamos algum produto nosso compartilhamos com outros grupos mais dedicados a este tipo de negócio, como grupos de artes, artesanato, feiras e bazares.

O que você diria para aquelas mulheres que estão começando, como elas podem usar a Internet a favor do seu negócio. 

Acredito que a principal mensagem é: não desista. Não é fácil mas é extremamente prazeroso trabalhar e desenvolver o seu próprio negócio. A internet é uma excelente ferramenta de divulgação – as mídias sociais oferecem infinitas possibilidades. O que aprendemos é que tem muita gente disposta a “ensinar” e também muita gente que não quer dar o caminho das pedras. É tentativa e erro, uma hora acertamos. Hoje nós da Decorachados estamos muito concentradas no Facebook e timidamente no Pinterest. Mas há mais coisas a serem exploradas como Instagran, mas para isso é necessário tempo. Nós decidimos que antes de investir dinheiro em promover e impulsionar publicações ou pagar alguém especializado para nos ajudar com este assunto, tentaríamos por conta própria. O nosso negócio é pequeno e está começando – embora saibamos da importância do marketing, não temos verba destinada a isso neste momento. Isso significa que cabe a nós correr atrás. O caminho é longo mas estamos dispostas a percorrê-lo. Participar de grupos no Facebook, além de ser uma excelente ferramenta de divulgação, nos ajuda a descobrir o que as pessoas querem e as tendências do mercado. Já recebemos inúmeros emails de parceria com blogs – achamos super bacana mas também é super importante você analisar se o referido blog combina com o que você vende, ou seja, se ele atinge o seu público alvo. A proliferação de blogs na internet tem o seu aspecto positivo mas também tem o negativo. As pessoas gostam do seu trabalho, querem “divulgá-lo” mas para isto existe um preço – avaliamos com muito cuidado estes pedidos de parceria pois não queremos nos expor inadequadamente.

Loja: http://www.elo7.com.br/decorachados

Facebook:www.facebook.com/decorachados

Fotos: Arquivo pessoal das meninas da Decorachados.

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