Conta-se uma lenda que em uma terra muito distante vivia uma jovem que quando criança era inquieta. Tinha muitas ideias, mas ouvia muitas frases negativas e desmotivadoras, como, por exemplo: “isso não vai dar certo”; “não adianta você tentar fazer isso”; “muitos já tentaram e se arrependeram” e outras do mesmo estilo.

No início ela resistia e ainda argumentava, não dando a mínima para o que as pessoas falavam. No entanto, depois de certo tempo, ela passou a se conformar, até para não criar conflitos e decidiu não mais se arriscar em nada. Não seguiu seu sonho. Viveu inconformada em silêncio e infeliz para sempre.

FIM

FIM? Você não acha que esta história pode ter outro final?

Vamos lá!

Essa jovem pensou melhor e percebeu que estava perdendo tempo em ouvir pessoas que só criticavam suas ideias e não a ajudavam com uma solução. Resolveu arriscar uma, duas, três, várias vezes, consciente dos riscos e aprendendo a minimizá-los. Depois de algumas tentativas, aplicou uma ideia que se tornou um sucesso. Mas principalmente ficou orgulhosa e feliz de ter tentado.

Em qual história você se reconhece?

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP),  quase 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio. No entanto, antes de empreender, vários fatores devem ser analisados. Seguir o sonho é muito bom, mas avalie os riscos para minimizar perdas e acertar mais facilmente.

Por isso, se o “bichinho Empreender” está lhe contagiando, leia antes estas 7 dicas para você iniciar um negócio com mais segurança (*):

1 – Pesquise – Faça uma busca de informações em três negócios no mínimo, com experiência de 5 anos, diretamente com o dono do negócio;

2 – Avalie as necessidades – Abra seu negócio de acordo com o que o mercado está precisando;

3 – Converse com pessoas próximas – Busque orientação e aconselhamento com a família e amigos. Elas podem não fazer parte do seu mercado, mas gostam muito de você;

4 – Desenvolva um Plano de Negócios – Coloque tudo no papel, não se esquecendo dos números e trabalhando com três cenários: pessimista, mediano e otimista. Considere o cenário pessimista para iniciar e controle seu capital de giro (o dinheiro que você terá para usar no dia a dia);

5 – Capitalize-se (se necessário) – Utilizando a ajuda de família ou amigos do que os bancos;

6 – Otimize custos – Principalmente nos primeiros anos, considere uma estrutura enxuta. É importante direcionar o dinheiro que tem para despesas que realmente são indispensáveis;

7 – Dedique-se – Esteja disposta a realizar multi funções e considerar o trabalho como prioridade número um.

(*) Dicas adaptadas de Luiz Fernando Garcia, consultor especialista em manejo comportamental e empreendedorismo em negócios.

Como disse Steve Jobs:

“Siga seu coração e não se acomode em um caminho que é inconsistente com o que você sente que é seu destino verdadeiro”.

Tenha uma semana abençoada!

*

fatima-avatar

    Fátima Sousa

Empresária com MBA em Finanças, Comunicação e RI-USP, com mais de 15 anos de experiência na área de Gerenciamento de Serviços em empresas nacionais e multinacionais; ex- diretora e atual conselheira da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities); ex-diretora da CoreNet Brasil (Associação mundial em networking de Real Estate e Facilities); conselheira fiscal do movimento Mulheres da Verdade II (grupo que defende a Ética e a Cidadania em São Paulo); fundadora e atual presidente do grupo Mulheres de Facilities – Brasil com mais de 400 mulheres que trabalham na área de gerenciamento de serviços / infraestrutura; voluntária na entidade Casas Maria Maia (arrecadação para o Bazar) que atende crianças com paralisia cerebral e física e voluntária na ONG Mãos Sem Fronteiras (utilização de Estimulação Neural em centros vitais); sócia da empresa “Facilities Services Treinamentos”, especializada em soluções de treinamentos empresariais. Empreteca – Sebrae (turma 2013); Finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – 2011/2012 na Etapa Estadual, categoria Pequenos Negócios.

facebooksite

 

 .
f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *