Empreededoras, em tempo de crise, que tal reduzirmos os nossos custos?

Posted on Posted in colunista, Empreendedorismo Feminino, mulheres empreendedoras, Negócios

Para não perder clientes em tempos de crise, as empresas estão dispostas a renegociar assinatura de TV a cabo, telefone celular e até tarifas bancárias.

Quantas vezes você recebeu uma ligação telefônica com uma oferta imperdível de TV a cabo? Ou de uma operadora de celular? Você já parou para analisar as tarifas cobradas pelas instituições financeiras? Será que usa tudo o que contratou? Os valores podem parecer baixos, mas, somados, pesam no orçamento. A boa notícia é que dá para renegociar quase tudo. O primeiro passo é colocar as despesas do papel.

Segundo, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Janeiro desse ano, quatro em cada dez consumidores não se consideram organizados financeiramente.

Em tempos de crise, as operadoras estão com receio de perder clientes. Trata-se, portanto, de um ótimo momento para negociar contratos de fidelidade e reduzir taxas sem pagar multa.

 

Tarifas Bancárias

1 – Compare as tarifas bancários e os pacotes dos principais bancos.

2 – Analise quantas contas bancárias a sua família usa e se realmente tem necessidade de ter todas essas contas, de repente uma conta conjunta possa valer a pena.

3 – Verifique sempre as taxas e tarifas cobradas mensalmente em seu extrato bancário para saber se realmente procedem.

4 – Descubra quais os serviços estão inclusos na sua tarifa, provavelmente você não use todos esses serviços, e se for isso, com certeza você conseguirá um pacote menor e mais barato.

Telefonia, Internet e TV a cabo

1 – Analise a necessidade pessoal para cada serviço, você realmente tem necessidade da quantidade de canais, minutos extras de ligação e muitos megas de Internet, você realmente usa todos eles?

2 – Não se empolgue com a oferta, faça as contas e analise se esse gasto não irá comprometer no seu orçamento

3 – Leia o contrato com atenção, principalmente em relação à fidelização, transferências e cancelamentos, pois o serviço pode se tornar obsoleto e você terá dificuldade em se livrar dele.

4 – Avalie o preço dos serviços separadamente (Internet, TV a Cabo e telefone), pois nem sempre é vantajoso concentrar todos os valores em uma única operadora.

5 – Pechinche, não tenha vergonha de pedir descontos, pechinchar sempre gera bons resultados.

.

 

    Marcela Reis

Formada em Administração com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ministro aulas de Finanças e dou treinamentos relacionados ao departamento financeiro. Experiência de 16 anos na área financeira, sócia proprietária da Marcela Reis Store (estamparia e confecção de camisetas e artigos personalizados).

facebooksite

*

f

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *