Da Insegurança ao Reconhecimento

Posted on Posted in Empreendedorismo Feminino, Entrevista, Experiência Digital, mulheres empreendedoras

Um dos primeiros e-commerces de produtos personalizados do Brasil é de uma Mulher!

Nessa entrevista a empreendedora Thaís Fernandes de Araújo, conta como foi ganhar o prêmio Mulher de Negócios do SEBRAE, no estado da Paraíba com a sua  loja virtual  de presentes personalizado, a Presentes Especiais.  Ao longo da conversa, a  Thais, compartilha conosco como foi a sua trajetória de mulher empreendedora e quais foram os caminhos percorridos para que seu negócio digital ganhasse  visibilidade ao longo dos anos.
tatiana-oliveira-entrevista

Thais, lendo um pouco sobre sua história em outros canais, você conta que começou a empreender com 15 anos de idade, como foi isso?

thais-araújo-entrevistaMinhas primeiras experiências como empreendedora, foi iniciada a partir dos 7 anos de idade, onde cheguei a criar pequenos negócios como vender limonadas, fogos de artifícios, sorvetes e até dar aulas de reforço, porém, como profissional foi aos 15 anos, quando fundei a Presentes Especiais, em 2005, e comecei a realizar vendas de produtos customizados para todo o Brasil. Tudo começou quando uma grande amiga conversou comigo sobre a dificuldade para encontrar presentes criativos e personalizados para presentear o namorado. Após escutar o relato, pesquisei e descobri que existiam várias pessoas na mesma situação e uma carência muito grande de empresas nesse segmento, principalmente online, e foi nesse momento que fundei a empresa, um dos primeiros e-commerce do Brasil focado em presentes personalizados.

tatiana-oliveira-entrevista

O seu negócio teve como um dos principais impulsionadores a Internet, conta para nós, como você realizava suas vendas, que ferramentas usava, como foi a experiência no mudo digital?

thais-araújo-entrevista

Meu negócio foi iniciado de maneira muito simples e sem nenhum investimento financeiro. Fundei a Presentes Especiais através de uma rede social da época muito famosa, o Orkut.  Lá eu publicava várias ideias de presentes e deixa bem claro que todos os produtos eram feitos sob encomenda, e que para iniciar a produção o cliente deveria pagar 50% adiantado, com isso eu conseguia pagar os custos de cada pedido e após concluir a produção recebia o valor restante e ganhava meu lucro. Só após uns 3 anos que fundei o site. Tudo era feito de forma online.

 tatiana-oliveira-entrevistaAos longos desses anos, vários clientes já compraram e conhecem a sua loja, como você mantém o relacionamento com o seu público?

thais-araújo-entrevista

Tento sempre fazer um atendimento personalizado com cada cliente, tratando-os com muita atenção, transparência e respeito, e com isso acabo criando bons relacionamentos e fidelizando boa parte. As melhores ferramentas para manter esses relacionamentos são as redes sociais e os canais de comunicação como o Whatsapp. 

tatiana-oliveira-entrevistaThais, uma das principais dúvidas que as empreendedoras possuem quando me procuram é a respeito das estratégias de divulgações e formas de atrair clientes para as lojas virtuais. Como você pensou o seu e-commerce, que estratégias utiliza?

thais-araújo-entrevistaAs minhas duas maiores preocupações na construção do meu e-commerce foi a aparência e a usabilidade. A aparência porque ele deveria mostrar para o cliente tudo o que minha loja representa e a usabilidade, pois não adianta você ter um lindo e atrativo site e a experiência do cliente for ruim. Você conseguindo ter esses dois, depois é só investir em marketing digital para atrair os clientes até a sua loja.

tatiana-oliveira-entrevistaOlhando a sua loja, achei o visual dos produtos impecável, a impressão que passa é que existe uma preocupação em cada detalhe da loja é isso mesmo? Como você escolhe os produtos para serem comercializados?

thais-araújo-entrevistaÉ isso sim. Todos os produtos são escolhidos pensando nas necessidades dos clientes, que buscam presentes que possam surpreender, fugindo do comum e dando algo realmente especial, com um alto valor sentimental agregado.

tatiana-oliveira-entrevistaVocê em 2013 ganhou o Troféu Prata do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, na categoria Microempreendedora Individual, conta para nós como foi essa experiência o que mudou na sua vida e no seu negócio.

thais-araújo-entrevistaEssa experiência mudou muito a minha vida. Como fundei a minha empresa com 15 anos de idade, não costumava revelar minha identidade e me escondia por atrás de uma tela de computador, para não causar insegurança aos meus clientes devido a minha pouca idade. Com o Prêmio Mulher de Negócios, o Brasil inteiro ficou sabendo quem era a fundadora da Presentes Especiais, e a insegurança que antes eu tinha medo se transformou em reconhecimento, admiração e inspiração.  E na minha empresa o prêmio gerou ótimos frutos, em menos de 1 ano construímos uma nova sede, dobramos toda a produção e conseguimos aumentar bastante a demanda.  Serei eternamente grata ao Sebrae e a este prêmio por tudo que eles me proporcionaram.

 tatiana-oliveira-entrevistaThais, muito obrigada por participar dessa entrevista, para encerrarmos que dica você deixaria para todas essas mulheres empreendedoras que estão iniciando o seu negócio?

thais-araújo-entrevistaQue vocês acreditem e lutem pelos seus sonhos, e que não desanimem nas primeiras frustrações ou fracassos. Busquem sempre aprender com os erros e transformar todas as suas necessidades em oportunidades. A vida de empreendedora é quase sempre muito difícil, no início podem aparecer diversas dificuldades, mas com determinação, persistência e paciência, tudo pode ser superado e conquistado, e uma hora o sucesso chega, é só questão de tempo.  Boa sorte à todas e muito sucesso nos negócios!!

logo (1)

Fotos: Arquivo pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *