Cuide da saúde financeira da sua empresa

Posted on Posted in colunista, Empreendedorismo Feminino, Negócios

Ninguém entra em um jogo para perder, certo?

E no mundo dos negócios isso não é diferente, como empreendedor são inúmeros os desafios a superar, e que o sucesso depende, além de muito esforço e dedicação, de planejamento.

Os grandes negócios começam, geralmente, com a inspiração e a coragem de um empreendedor. Alguém com visão privilegiada, que acreditou em seus sonhos, em sua nova proposta de trabalho e seguiu em frente, superando obstáculos e tomando decisões acertadas.

Então a minha pergunta é? ….

 

Como se preparar para os momentos de menor entrada de recursos na empresa?

Se você tivesse R$ 100.000,00 na sua mão, o que você faria?

 

Você sabe que toda decisão gera um impacto financeiro no seu negócio, certo? Contratar um funcionário, comprar um novo equipamento, vender um produto por determinado preço ou investir em capacitação da equipe são exemplos de decisões que trazem reflexos às finanças da sua empresa. Assim, mais do que ter esta percepção, é necessário reconhecer a importância de planejar para que o seu negócio seja bem-sucedido financeiramente.

30/05/2011. Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís - MA. Calculadora.
30/05/2011. Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís – MA. Calculadora.

Todo negócio está sujeito a altos e baixos, por conta das oscilações na economia do País, da concorrência, de mudanças regulatórias ou até mesmo pela sazonalidade. Portanto, sem ser pessimista, mas sim precavida, você, como empreendedor, deve estar constantemente se questionando. Sugiro duas palavrinhas mágicas que podem auxiliar você nesse processo: “e se”?

E se…

  • Minha empresa crescer rápido demais?
  • Meu único cliente rescindir o contrato?
  • Eu receber um pedido muito maior do que minha capacidade de produção?
  • Houver uma crise econômica?
  • Meu fornecedor não entregar no prazo?
  • Meu concorrente entrar numa guerra de preços?

 

Cuide da saúde financeira da sua empresa, não tenha medo das finanças, muito menos evite este assunto.  A chave para tomar decisões acertadas é ter informações corretas e, mais ainda, saber interpretá-las para agir da forma adequada.

 

Se você não tiver os números, habilidade e disposição de interpretá-los, seu negócio pode ficar sem “combustível”.

 

Priorize o seu Fluxo de Caixa, pense nele como o coração do seu negócio. Em um primeiro momento, de forma simplificada, podemos dizer que ele demonstra todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. No entanto, quando você aprende a interpretá-lo, o fluxo de caixa permite que você defina a estratégia do seu negócio, e programe as decisões necessárias para melhorar a saúde financeira da sua empresa.

.

Respeite esta regra: separe suas contas pessoais das contas da sua empresa!

.

O segredo da saúde financeira de uma empresa não está apenas em garantir receitas, mas também em conhecer seus custos e suas despesas e encontrar alternativas de reduzi-los.

.

Além dos controles financeiros, você precisa ter o controle das suas emoções!

.

.

    Marcela Reis

Formada em Administração com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ministro aulas de Finanças e dou treinamentos relacionados ao departamento financeiro. Experiência de 16 anos na área financeira, sócia proprietária da Marcela Reis Store (estamparia e confecção de camisetas e artigos personalizados).

facebooksite

*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *