Estamos iniciando mais um ano e com ele novas expectativas e objetivos é o momento de refletirmos sobre as metas que desejamos alcançar e sobretudo, pensar nas ações que serão necessárias para tirá-las do papel.

Quando falamos em plano ou planejamento de metas, sejam eles na vida pessoal ou profissional, encontramos na literatura várias ferramentas úteis que podem nos ajudar, uma delas é o famoso planejamento estratégico com foco no crescimento ou estruturação do negócio, onde definimos a missão, visão e valores da empresa, ainda, tem-se o planejamento financeiro responsável por organizar nossa vida financeira, o planejamento pessoal onde definimos metas ligadas a saúde, relacionamento, viagens, etc. Enfim, há várias formas de planejar.

Para cada aspecto da nossa vida existe um planejamento específico, como os citados acima, porém, para quem está muito desorganizada (esse já foi o meu caso 🙂 ), começar o ano utilizando essas ferramentas, pode tornar o ato de planejar um pouco complexo.

Então, para quem está começando a traçar metas, a ideia é iniciar de forma simplificada, priorizando todas as mudanças que desejamos que ocorram na nossa vida, sejam elas no âmbito pessoal, profissional, financeiros, etc.

Um método que me ajudou muito, foi pensar o meu planejamento de forma simplificada. Primeiro, penso em todas as metas gerais que desejo alcançar até o final do ano e coloco-as uma a baixo da outra em uma folha de papel, depois transfiro-as para uma tabela pensando em todas as ações que devem ser realizadas para que seja possível alcançar essas metas, por fim, defino um prazo limite de execução. A imagem a abaixo ilustra esse exemplo.

exemplo-plano-de-metas-simplificado

No exemplo, utilizamos verbos no infinitivo para descrever as metas, e, depois, nos questionamos sobre como será feito, ou seja, listamos as atividades necessárias para executar a meta. Por fim, definimos até quando essas atividades devem ser concluídas.

Disponibilizamos um modelo de Planejamento de Metas Simplificadas para você imprimir e utilizar ao longo do ano. Como diz a frase:

“A melhor maneira de tornar seus sonhos realidade é acordar e começar a planejar”

Adaptado de Paul Valéry

f

2 thoughts on “Como criar um Plano de Metas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *