A importância do calendário para sua empresa

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Não importa se você trabalha com produto ou serviço, com cliente corporativo ou pessoa física, com varejo ou atacado – você precisa saber na ponta da língua (ou do lápis) quais são as datas mais importantes do ano para o seu negócio.

Sazonalidades são normais em quase todos os tipos de negócio e para não deixar a baixa nas vendas prejudicar seu fluxo de caixa, nada melhor do que organizar seu calendário e tirar o melhor proveito das datas quando o mercado estiver movimentado e aproveitar a calmaria para organizar a empresa.

Muitos especialistas dizem que a melhor data para sentar com a equipe e fechar o calendário do ano é entre dezembro e janeiro. A escolha parece óbvia – nesses meses a maioria das empresas entram em férias coletivas, a atividade é baixa, as empresas estão fechando as contas do ano e traçando planos e metas para o ano seguinte. Mas tudo vai depender do seu segmento de atuação. Se você trabalha com presentes, dezembro é o mês mais movimentado e, portanto, deve deixar o balanço e a formulação do calendário para janeiro ou fevereiro.
Separamos algumas dicas úteis de como formular esse calendário estratégico para aproveitar ao máximo todas as oportunidades do ano:

  • Conheça bem seu público consumidor e as sazonalidades que interferem nas suas decisões de compra. Se você vende material escolar, sabe que o começo do ano letivo é ótimo para aumentar as vendas, mas ao mesmo tempo está concorrendo com outros gastos como IPTU, IPVA e lojas concorrentes. Talvez antecipar promoções para dezembro seja um diferencial competitivo que agrade os consumidores mais prevenidos.

  • Planeje promoções e estratégias de marketing para irem ao ar com antecedência. Seu consumidor precisa de tempo para comparar e decidir a compra ou contratação do serviço a tempo para a data comemorativa em questão. Deixe o material gráfico e as fotos prontas com antecedência para ter tempo de alterar as coisas caso precise.

  • Fique de olho na concorrência. Veja com que frequência os concorrentes lançam promoções e qual o conteúdo proposto. Observe a reação do público, se as promoções valem mesmo a pena ou se são só “negócios da china” para chamar a atenção desnecessariamente. Descontão de 3% só desgastam sua marca e tiram a credibilidade junto ao cliente.

  • Crie kits especiais e vendas casadas para datas comemorativas para aumentar o ticket médio das vendas. Pense em produtos diferenciados que você pode oferecer que possam alavancar as vendas, edições limitadas de alguma peça, cores diferentes em meses específicos, etc. Vale tudo para chamar a atenção do cliente e se diferenciar da concorrência.

Com essas dicas simples, você consegue organizar melhor as estratégias de venda para o ano, liberando a agenda para resolver imprevistos de última hora e cuidar do gerenciamento estratégico a longo prazo.

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    Agnes Helena

Mestra em Arquitetura e Urbanismo graduada pela FAU USP com especialização em restauração e requalificação urbana. Após alguns anos atuando na construção civil com projeto e gerenciamento de reformas comerciais e residenciais, reuniu os conhecimentos acumulados na área e resolveu se aventurar no empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio com foco em sustentabilidade e decoração. Atualmente é proprietária da loja virtual Agnolias, dedicada a desenvolver móveis e artigos de decoração feitos com matéria-prima reciclada, posicionando-se no mercado como uma alternativa ecológica e descontraída na esfera da decoração e design de interiores.

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