A dupla infalível do Marketing Digital de Sucesso

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 No post sobre Links Patrocinados (esse aqui, vale a pena ler) ficou clara a importância do Marketing Digital e podemos concluir que o Marketing seja ele onde for (*off-line ou online) só terá resultado se for focado no relacionamento com o cliente aliado a utilização das ferramentas certas.

 Como o objetivo é focar em Estratégias de Marketing Digital, duas ideias básicas são indispensáveis: CRIAR RELACIONAMENTO e UTILIZAR FERRAMENTAS CERTAS E GRATUÍTAS.

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1.Criar Relacionamento

Relacionamento é a palavra mestre, é através deste que nos interagimos com as pessoas que mais gostamos, é pelo e para o relacionamento que temos perfis em redes sociais.

No marketing digital não é diferente é o relacionamento que irá fazer seu cliente voltar ao site e indica-lo para alguém. Na Internet existem algumas formas de relacionamento que devemos explorar, essas são as que qualquer empreendedora precisa conhecer para começar a promover seu negócio sozinha:

 

  

Relacionamento com lista de e-mail

Hoje, quem de nós não tem e-mail? É difícil pensar nisso, para qualquer cadastro, seja online ou off-line, é necessário ter um e-mail. O e-mail é a informação mais importante que qualquer negócio digital deve possuir do seu cliente. Pois, é através do e-mail que suas estratégias de marketing digital serão pensadas. Eu digo “pensadas”, pois, com o e-mail do cliente, é possível realizarmos a personalização das nossas estratégias conforme a necessidade do cliente. Para isso, não podemos utilizar e-mail marketing convencional que apenas enviam promoções, mas sim e-mails que façam as pessoas terem vontade e interesse de abri-los, mas esse assunto merece alguns posts dedicados. 

Relacionamento através de Blogs

 Ter um blog é fundamental para qualquer negócio, pois é através dele que seu cliente vai conhecer de forma descompromissada sobre você ou seu produto. O blog sem dúvida, hoje, é uma ferramenta importantíssima no relacionamento, as maiores empresas virtuais utilizam blog para entenderem a perspectiva do cliente sobre algum produto, pois no blog as pessoas tendem a comentarem mais que na fanpage. O blog é um dos principais componentes para despertar o interesse do cliente. Para isso, o blog necessita antes de tudo não vender nada, exatamente isso, você deve dar conteúdo que seja útil que tenha ou não relação direta com seu negócio. Veremos isso em um post que tratará apenas de ideias de assuntos para cada tipo de negócio.

Relacionamento com Facebook

Ter uma fanpage é necessário mas não obrigatório, a vantagem é a visibilidade que as curtidas podem causar, no entanto, tenha cuidado, um ponto são as curtidas outro é o engajamento. Muitos empresários pensam que ter 10 ou 100 mil curtidas é algo impossível, na verdade, é bem simples, tanto que a própria ferramenta Facebook Ads no ajuda a alcançar esses resultados, mas engajamento é algo difícil de conseguir, tanto que, podemos observar sites com 10 mil curtidas e apenas 30 ou 40 pessoas falando sobre o assunto.  Isso acontece porque as pessoas não sabem o que publicar e não sabem gerar promoções que motivem o engajamento, ou seja, não se relacionam de forma correta.

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 2.Utilizando ferramentas certas e GRATUITAS

para começar

 Para que, você mesma possa fazer o  Marketing Digital do seu negócio é de suma importância saber as ferramentas disponíveis que podem ajudar você a definir quando e para quem suas campanhas serão lançadas. Entre elas temos:

 

 

Planejador de Palavras-chave

 Essa ferramenta está disponível gratuitamente no Google Adwords, através dela, nós podemos descobrir o que nosso cliente está buscando no Google e com base nisso, podemos oferecer justamente o que ele deseja, fazendo com que, ele ache nosso negócio antes do concorrente. Essa ferramenta é muito importante para que você consiga analisar e criar suas próprias estratégias de marketing digital é com ela que você definirá seus próprios anúncios no Google. Além do mais, você pode encontrar nichos de mercados que não são explorados pelos seus concorrentes ou caso você tenha apenas uma ideia de negócio, você pode testar a viabilidade da sua ideia, conforme as buscas que são realizadas no Google.

Google Trends

Essa ferramenta é capaz de identificar tendência de negócios, você pode estar perdendo vendas simplesmente por não saber que seu produto é solicitado em uma época do ano em que você não realiza promoções.

Google Alerta

Este é um serviço gratuito do Google, ótimo para você se manter atualizada sobre temas de interesse para seu negócio, pois você recebe em “primeira mão” atualizações de sites com esses assuntos, além de poder monitorar seus concorrentes.

 .              Ainda há outras ferramentas, como o Facebook Ads para anúncios pagos no Facebook, assim como o Google Adwords, além disso, existem ferramentas que auxiliam você a saber quais partes do seu site foram mais clicadas (ferramentas de usabilidade). No entanto, esses são assuntos que iremos abordar, mas em um momento mais avançado, agora o objetivo é conseguir utilizar as principais ferramentas gratuitas e entender através disso, que qualquer mulher empreendedora pode gerenciar suas estratégias de marketing digital de forma autônoma com pouco ou nenhum investimento. Em breve teremos e-books gratuitos explicativos, ensinando você a utiliza-las da melhor forma possível, não deixe de acompanha nosso site

*Marketing off-line/online: não existe esta distinção em off-line online, o que muda são as estratégias para cada contexto.

Tatiana Oliveira 🙂

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