2 perguntas que ajudam você a inovar no seu negócio.

Posted on Posted in Digital, Empreendedorismo Feminino, Sem categoria

Quando começamos a planejar o nosso negócio, pensamos em vários itens ao mesmo tempo, nos produtos e serviços, na apresentação visual da empresa, no atendimento e relacionamento com os clientes, no material publicitário que será entregue, nos fornecedores, enfim, em várias questões.

Mas depois que organizamos toda essa estrutura inicial e efetivamente começamos as atividades, surge a questão:

Como atrair os clientes?

Perceba que essa deveria ser a pergunta inicial antes de qualquer ação, mas, normalmente, não é o que ocorre, pois nos preocupamos com o ambiente que o cliente irá encontrar, com a apresentação dos produtos e funcionários com a credibilidade da empresa, mas, em nenhum momento, refletimos sobre o que o cliente realmente deseja.

Nós traçamos um perfil próprio do cliente e esperamos que ele compre, que goste da loja, que acesse o website, que divulgue para os amigos, enfim, trabalhamos com um perfil imaginário de clientes, com isso não vendemos e tampouco sabemos o que o nosso cliente realmente deseja.

Certo, mas qual a relação entre Cliente e Inovação?

pessoa-inovacao

Sem pessoas, não há inovação!

Sempre que pensamos em algo novo, seja um produto, serviços, uma campanha de marketing, etc., pensamos nas pessoas, em como elas serão impactadas como essa nova ideia.

As pessoas são o termômetro do nosso negócio, então quando desejamos começar a empreender, precisamos pensar no público em primeiro lugar, se realmente houver um público que pode ser impactado com o nosso negócio, certamente, atrair clientes será o menor dos problemas.

Se você quiser criar um negócio que realmente impacte as pessoas, responda essas 2 perguntas:

Qual o problema seu negócio ou ideia de negócio resolve?

Quais são as pessoas que possuem esse problema?

Essas perguntas traduzem dois pontos muito importantes: a razão pela qual seu negócio existe e para quem ele existe. Tendo clara essas duas questões, todas as suas ações de marketing serão direcionadas, para que você possa impactar pessoas que desejam seus produtos e serviços. Veja alguns cases de empresas abaixo:

.

1. Dress & Go: primeira loja virtual de aluguel de vestidos de luxo no Brasil.

Que problema resolve: pessoas que desejam vestir roupas elegantes para festas e eventos, mas que não dispõem de recursos financeiros para comprar peça de grifes. Além, é claro, de resolver o problema da repetição de roupas, pois com valor de uma única compra é possível alugar cinco ou mais peças.

Quem são essas pessoas: em geral, mulheres que frequentam várias ocasiões e desejam economizar sem perder a elegância.

.

2. Emotion.Me: plataforma online que ajuda mulheres a planejarem o casamento.

Que problema resolve: pessoas ocupadas que precisam gerenciar todos os preparativos do casamento, como finanças, convidados etc., e não possuem condições de contratar agencias especializadas.

Quem são essas pessoas: homens e mulheres que estão organizando “por conta” o grande dia.

.

3. Psicolink: plataforma online que une pessoas que desejam orientação psicológica e psicólogos.

Que problema resolve: pessoas que não conseguem seguir seus tratamentos psicológicos pela falta de tempo e disponibilidade de horários e profissionais da área psicológica que desejam aumentar seus atendimentos.

Quem são essas pessoas: nesse caso há dois públicos para o negócio, tem-se as pessoas que normalmente se consultam com psicólogos e os psicólogos que desejam aumentar seus clientes. A plataforma une os dois públicos.

4. Best Size: loja virtual que vende moda Fashion para Plus Size.

Que problema resolve: pessoas que desejam se vestir com roupas elegantes e fashion, com preços acessíveis e não encontram roupas nos tamanhos maiores.

Quem são essas pessoas: mulheres que procuram estilo e conforto em tamanhos maiores.

.

5. Dani Lessa: loja online de produtos personalizados.

Que problema resolve: pessoas que desejam exclusividade através de roupas e acessórios personalizados. As pessoas podem criar seus produtos e a Dani Lessa os confecciona.

Quem são essas pessoas: jovens, adolescentes e adultos que buscam uma identidade através da moda.

.

6. Emdime: portal de conteúdo e serviços exclusivo para mulheres.

Que problema resolve: pessoas que desejam orientação e acompanhamento direcionado para começar a empreender ou melhorar seu negócio, utilizando os recursos do meio digital.

Quem são essas pessoas: mulheres empreendedoras e futuras empreendedoras que desejam um conteúdo acessível, organizado e motivador exclusivo para seus negócios.

 

Como você pode observar, naturalmente esses negócios são inovadores, pois resolvem problemas de pessoas específicas, ou seja, essas pessoas existem, possuem necessidades reais, logo todas as ações de marketing e propaganda que forem pensadas para esses públicos terão os resultados esperados.

Todos os negócios citados acima, foram criados por mulheres e sabe por que eles são tão inovadores?

Por que nós, mulheres, possuímos uma maior sensibilidade quando pensamos nas pessoas, conseguimos ter empatia (colocarmos no lugar do outro) e naturalmente entendemos suas angustias e aflições. Por essa razão, as mulheres conseguem ter ideias inovadoras.

Então, se o seu negócio não está como você deseja, pare um pouco e reflita, quem são as pessoas que você deseja impactar?

Por: Tatiana Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *