12 dicas para aumentar o relacionamento e fidelizar clientes que compram no e-commerce

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Estruturar o negócio e criar a loja virtual são as primeiras ações que fazemos quando desejamos tirar do papel o sonho da concretização do nosso próprio e-commerce. Claro que, essas ações são importantes, pensar na logística e em todas as questões técnicas são fundamentais para que o cliente consiga conhecer a loja e realizar suas compras de forma segura.

No entanto, essas questões técnicas são apenas uma pequena parte do processo que envolve você realmente ter sucesso no seu e-commerce. É preciso focar sua atenção no cliente, fazer com que ele se sinta valorizado e respeitado por escolher comprar de você e não do seu concorrente.

Quando eu falo em valorizado e respeitado, refiro-me à como você fideliza o cliente que já comprou na sua loja, esse cliente é o seu maior valor, pois ele já confiou em você e em seus produtos. Então para você começar o processo de fidelização na sua loja virtual, atente para algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença:

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1. Vantagens: estabeleça algumas vantagens exclusivas para os clientes que já compraram, seja um sistema de pontos, brindes, enfim, ofereça algo diferenciado para esse cliente.
2. Cupons descontos: quem não gosta de um desconto? Para os clientes que já compraram, você pode enviar por e-mail um cupom desconto para ser resgatado na sua loja quando ele quiser.
3. Surpreenda em casa: imagina você receber um presentinho inesperado? Coisa boa né! Seu cliente vai amar receber uma lembrancinha em casa, isso aproxima as pessoas, mesmo o nosso negócio sendo digital, é importante mantermos o calor humano.  
4. Surpreenda online: já pensou você acessar seu e-mail e receber uma mensagem dizendo que você ganhou um Vale Dois em Um? Ou seja, você compra um produto e ganha outro a sua escolha.
5. Lembre-se do aniversário: mantenha uma agenda com as datas dos aniversários dos seus clientes e para esse dia ofereça um preço diferenciado, aniversário é uma data para dar presentes e não vender!
6. Use o WhatsApp: tenha um número de whatsApp do seu negócio e adicione seus clientes, envie mensagens agradáveis ou ofertas exclusivas. Mas apenas envie o que realmente for útil, para que seu cliente não bloquei seu número.


7. Tenha uma política de troca: disponibilize de forma clara e acessível a política de troca da sua loja virtual, não há nada mais chato do que, comprar um produto sem a possibilidade de troca ou que não possua nenhuma forma de reembolsar o dinheiro .
8. Seja frequente: elabore um calendário anual com todas as dadas comemorativas para que você possa oferecer ofertas especiais para os clientes, organização é fundamental para um bom relacionamento.
9. Indique: envie e-mail ou mensagens na Fanpage, falando das novidades da sua loja, procure categorizar os perfis dos clientes, quais tipos de produtos são mais comprados, atualize uma tabela semanalmente como esses dados, para você enviar mensagens, que tenham relação com o que seu cliente deseja.
10. Atenção com o Estoque: cuide para que as informações sobre a disponibilidade do produto estejam coerentes, é muito desagradável comprar um produto e só depois saber que ele está indisponível.
11. Acompanhe as Criticas: para fidelizar os clientes é importante você saber os pontos negativos do seu negócio, para isso, envie e-mail pedindo para os clientes dizerem um aspecto negativo que veem na sua loja, isso irá força-los a pensar em melhorias, o que irá enriquecer seu negócio.
12. Delegue tarefas técnicas: quando estamos começando isso pode não ser viável, mas quando você se sentir segura, delegue as tarefas de conferir pedidos e enviar mercadorias para uma pessoa de confiança, dedique-se ao relacionamento para conhecer mais sobre os desejos do seu cliente.

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Fidelizar clientes é uma tarefa diária, você precisa conhece-los e aprender a se posicionar como um deles. Muitas empresas pensam que disponibilizar brindes, descontos, promoções e enviar presentes são ações custosas financeiramente, que não surtirão retorno imediato ou que isso é bobagem e esquecem que hoje, o que mantem uma empresa erguida é sua reputação e a forma com qual valoriza as pessoas, você não compra uma amizade, você à conquista e o seu cliente dever ser visto como seu melhor amigo.

Dúvidas e sugestões é só comentar.

Por: Tatiana Oliveira

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